h1

Opera Browser: dicas e configurações para aumentar velocidade e segurança

agosto 4, 2008

O Opera já tem fama de longa data, e não porque ele seja de uma grande empresa, porém por ter recursos que agradam a quase todo tipo de usuário.

A nova versão do Opera não poderia deixar de inovar, e o blog Belfiglio.NET não poderia deixar de destacar os principais recursos para você ficar inteirado de tudo que a nova versão promete trazer.

Completo e elegante
Completo sim, pois não apenas traz complementos como traz facilidades ao usuário. O navegador sempre teve destaque por inovar, e isto não deixaria de acontecer com nesta versão, pois não apenas o visual foi renovado, como todo o mecanismo de funcionamento.

O visual foi modificado, e agora o Opera traz um visual bem arrojado. Além dos dois temas que já vem com o navegador, ainda é possível baixar uma quantidade enorme de temas sem nem precisar acessar site algum, você só tem de apertar Shift + F12 que você poderá encontrar mais temas para personalizar o navegador ao seu gosto.

Poucos sabem, mas o Opera foi um dos primeiros a inserir o sistema de abas, e obviamente eles teriam de revolucionar neste aspecto, trazendo um sistema onde você determina seus principais favoritos, cada qual com um número, de forma que não é mais necessário digitar o endereço, ou seja, você agiliza sua navegação digitando apenas o número do favorito.

Privacidade também é muito importante, e por isto você tem direito a selecionar o que deseja ver.

Pensando nisto a Opera Software desenvolveu um sistema onde você pode bloquear diversos conteúdos, pode bloquear o carregamento de imagem, e muito mais. O sistema para bloqueio de pop-ups está mais robusto ainda, de forma que comdificilmente você verá janelinhas indesejadas.

Não há tantos complementos como no Mozilla Firefox, e nem mesmo de mesma qualidade. Isso ocorre pelo fato do Opera não ser Código Aberto e por isto não há como desenvolvedores comuns poderem criar complementos como os do Firefox.

Destaques do navegador
Além de todos os recursos supracitados, o Opera ainda conseguiu superar todos os demais navegadores no teste Acid3 – um teste que verifica o quanto o navegador é eficiente através de uma série de cem testes – conseguindo os cem pontos no teste que foi mostrado em diversas páginas.

Um ponto negativo infelizmente é que em teste divulgado recentemente o navegador não foi aprovado como seguro para efetuar compras com Pay-Pal, entretanto não significa que o navegador não seja seguro, e sim que não possui as características básicas que o site do Pay-Pal exige. Vale frisar que muito pelo contrário o navegador tem um nível relativamente alto de segurança, incluindo em seu código os protocolos SSL3 e o TLS 1.1.

Opera está tão diferente que até mesmo é possível efetuar downloads via Torrent. Um recurso totalmente novo e diferente de tudo que você já tenha visto em outros navegadores, e que certamente é um destaque exclusivo do navegador.

Dica – Turbine a velocidade:
Abra o navegador Opera, em sua barra de tarefas e siga este caminho:

Menu=> Ferramentas=> Preferências=> selecione a aba/separador Avançado=> depois escolha Rede

Photobucket
Mude em “Máx. conexões a um serv.” de 8(Padrão) para 16.
Mude também em “Número máximo de conexões” de 20(Padrão) para 32.

Existe opções para colocar números maiores, tudo depende de seu PC e de ver se realmente funciona com os númeroa acima, fica a seu critério regular estes números, que para mim ja da um desempenho legal. D

Dica – Diminua o consumo de memoria:
Abra o navegador Opera, em sua barra de tarefas e siga este caminho:

Menu=> Ferramentas=> Preferências=> selecione a aba/separador Avançado=> depois escolha Histórico

Photobucket
Mude estes dois parametros, “Memória de cache” e “Cache de disco” deixe eles em 10MB.

Com a cache menor, ele funcionará melhor em PC com hardware mais antigo.

Dica – Faça ele acessar qualquer site:
A Microsoft em seu pouco tempo de existencia já fez tantas maldades, falcatruas, uma delas bem conhecida e o de acabar com a concorrencia, falo mais precisamente do Netscape (A Guerra dos Browsers), tambem é muito conhecido as brigas da empresa que faz o Opera Browser com a empresa da janelinha.

Alguns exemplos:
Opera apresenta queixa contra a Microsoft na UE
Microsoft rejeita acusações da Opera

Uma busca na internet usando o Google voces verão que a briga ate hoje continua, e as duas empresas se falam apenas por meio de advogados, a Microsoft e uma graça de empresa.

Voltando ao assunto, a Microsoft não satisfeita em acabar com Netscape, partiu para a sua conhecida fama de trambiqueira e golpes baixos, no ano de 1997, se não me engano, a Microsoft e seu IE5 ja reinavam absolutos na internet, mas tinha o browser Opera, a Microsoft para prejudicar o concorrente, alterou sem avisar os codigos de acesso ao HotMail, MSN e todos os seus sites, se voce tentasse acessar usando o Opera Browser sites da Microsoft, uma menssagem de erro aparecia, isso quando o site nao aparecia completamente distorcido.

A Microsoft jura até hoje de pes juntos que nunca fez tal alteração em seus sites, para que nao fossem visualizados corretamente pelo Opera, me engana que eu gosto.

A empresa que fez o Opera, imediatamente reclamou pela falta de etica, e enquanto a Microsoft não se pronunciava a respeito da safadeza que fez, a equipe Opera mais uma vez inovou, e rapidamente inventou um recurso que mascara o browser, fazendo com ele seja identificado como um outro browser, o que acabava enganando os servidores dos sites da Microsoft, podendo assim os utilizadores do Opera visualizar normalmente o conteudo dos sites da M$, um verdadeiro tapa com luva de pelica na M$ D, apenas muitos anos depois este recurso inovador ter sido lançado pelo Opera, foi adotado pelo Firefox, por um de seus mais famosos addons, o IE Tab.

Até hoje muitos sites funcionam apenas com o Internet Explorer e muitos estão ainda se adaptando ao Firefox, o Opera sempre fica relegado a um terceiro plano ou mesmo sendo esquecido pelos webmasters, para estes casos de sites que nao rodam no Opera, use o conhecido recurso de mascarar a identificação do browser.

Abra o navegador Opera, em sua barra de tarefas e siga este caminho:

Photobucket
Menu=> Ferramentas=> Preferências rapidas (ou simplesmente aperte F12)=> selecione Editar preferências do site…=> depois escolha na aba/separador, Rede, veja a opção Identificação do navegador, aparecerão várias opções, escolha como quer que o Opera seja reconhecido ou tentar deixar ele compativel com o site que quer acessar.

Fonte: Opera FAQ’s, Tips, Tricks & Tweaks

Anúncios

3 comentários

  1. Bom minha conexão é de 100kbps, por isso estou procurando mais velocidade para baixar algums programas que chega ser grande demais.
    Se isso que cabei de fazer vai me ajudar agradeço pela orientção.Pagina de parabéns.
    Desde já agradeço pela atenção.


  2. De nada


  3. Suas explicações foram esenciais me ajudou muito para melhorar o desenpenho do opera…..parabéns pelas explicações e muito obrigado ok!!!!!!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: